Variedades Linguísticas

Variedades Linguísticas
Professoras Kenia e Niela representando a peça Casamento Caipira na oficina

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elizabette Brisola Brito, os estudos sobre curriculo ou sobre os TICs se desenvolveram por algum tempo desarticulados entre si, o que dificultou o enfoque globalizante na análise dos desafios e problemas no âmbito da educação. Hoje, os estudos integram tecnologias e curriculo conduzindo a práticas pedagógicas significativas à aprendizagem, principalmente quando acontece integrado a um projeto curricular, desenvolvendo assim, a capacidade de pensar e aprender com as tecnologias.
Entretanto, como afirma COSTA, a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encará-la, estabelecendo uma transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática.
O artigo aponta o design educacional como o desafio mais complexo desse processo tecnológico nas propostas curriculares, pois engloba as dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas, na tentativa de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais à tecnologia digital, com objetivos pedagógicos.
Contudo, isto só é possivel se houver uma postura investigativa aliada a uma postura de ousadia e de flexibilidade por parte do professor, o qual deve estabelecer com os colegas uma postura colaborativa de troca de conhecimentos, com integração de tecnologias ao curriculo no trabalho docente.


Professoras: Adriana Civila, Alexandre, Ângela Nunes, Ester Rute, Graciela Rodrigues, Kenia Garcia, Marinalva, Niela Andrade, Sandra Dourado, Sandra Zago,

Um comentário: